quinta-feira, 16 de abril de 2009

Classes de Complexidade de Linguagens


==========================================
Adolfo Neto
Departamento Acadêmico de Informática
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Fone: (41) 3310-4644 / Fax: (41) 3310-4646
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Blog: http://professoradolfo.blogspot.com
==========================================



---------- Forwarded message ----------
From: Rafael Testa <rafaeltesta@gmail.com>
Date: 2009/4/16
Subject: [seminarios-CLE] seminário
To: seminarios-CLE@yahoogroups.com
Prezados,
lembro que próxima quarta, dia 22, teremos seminário do Prof. José Guimarães - como sempre às 16h00, no CLE. Título e resumo abaixo.
Contamos com a presença de todos.
Abraços,
Rafael Testa

+++++++++++++++++++++++++++=

Título: Classes de Complexidade de Linguagens
Resumo:
    Uma linguagem formal pode ser classificada de acordo com a complexidade das máquinas de Turing que podem decidir se um elemento pertence ou não a ela. As medidas de complexidade mais comuns são tempo e espaço. As linguagens formais podem ser agrupadas em classes de complexidade, que são conjuntos que contém linguagens com características de complexidade comum. Por exemplo, temos a class P das linguagens que podem ser decididas por uma máquina de Turing em um número de passos Polinomial no tamanho da entrada. E a classe NP das linguagens que podem ser aceitas por uma máquina de Turing não-determinística em tempo polinomial.
     Este seminário apresentará os teoremas básicos desta área de pesquisa e também os relacionamentos entre as mais importantes classes de complexidade, que são P, NP, PSPACE, NPSPACE e EXP. Finalizaremos apresentando uma sugestão de pesquisa nesta área.
   
José de Oliveira Guimarães é Professor da UFSCar desde 1992, atualmente no Campus de Sorocaba, tendo feito graduação, mestrado e doutorado em Computação. Suas áreas de atuação em pesquisa são Linguagens de Programação, Programação Orientada a Objetos, Reflexão Computacional e Compiladores. Suas áreas de interesse são Lógica (principalmente Computabilidade), Classes de Complexidade e Computação Quântica.



__._,_.___


Nenhum comentário: