terça-feira, 6 de novembro de 2007

A PROPÓSITO DOS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA

SEMINÁRIO CLE
=============
Título: A PROPÓSITO DOS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA
Prof. Luiz Alberto Peluso (Depto. de Filosofia- UFABC e Pesquisador
Associado, CLE- UNICAMP)
Data: 7/11 (quarta-feira) Horário: 16:00h
Local: sala de seminários CLE - UNICAMP

RESUMO

O seminário será destinado ao debate sobre os limites éticos e políticos da pesquisa científica, da invenção tecnológica e de suas aplicações práticas, e a identificação de estratégias destinadas ao controle das supostas limitações.

Na tentativa de subsidiar e colocar parâmetros para esse debate, durante o seminário, serão defendidas quatro teses fundamentais: 1. a Ciência e a Tecnologia não são moralmente neutras, elas expressam um conjunto de avaliações morais que traduzem uma visão de como o mundo deveria ser; 2. o progresso científico e tecnológico não é um bem em si mesmo para a humanidade, pois novas teorias e nova informação sobre o saber fazer podem colocar em risco o bem do ser humano; 3. A aplicação dos resultados das descobertas científicas e inovações tecnológicas não é sempre um bem para a humanidade, posto que novas descobertas podem colocar em risco a liberdade das pessoas; 4. a descoberta científica e a invenção tecnológica devem ser moralmente justificadas, posto que as investigações e descobertas não podem ser dissociadas do estudo das conseqüências que essa investigação pode produzir. Assim, há limites morais para a investigação científica e a invenção tecnológica. Associadas a essas posições são apresentados três objetivos estratégicos: 1. As teorias científicas e as inovações tecnológicas devem ser avaliadas em suas implicações, tanto teóricas quanto práticas através de constante controle crítico; 2. O controle crítico deve ser feito por cientistas e não cientistas; 3. As informações sobre as descobertas científicas e inovações tecnológicas e as conseqüências de suas implementações práticas devem ser acessíveis a todos os membros da sociedade.

Aqui serão, ainda, argumentados os seguintes pontos: um diagnóstico geral da produção filosófica atual do mundo europeu revela que, em substituição a uma onda de prevalência da Filosofia da Ciência, o trabalho dos filósofos profissionais contemporâneos tem revelado enorme interesse por Ética e Filosofia Política. Na área de Ética e Filosofia Política tem ocupado a atenção dos filósofos a questão dos limites éticos e políticos da Ciência e da Tecnologia. Isso sugere a atualidade dos temas de Ética e Filosofia Política, com especial referência ao problema do controle ético e político da Ciência e da Tecnologia.

Nenhum comentário: