domingo, 11 de novembro de 2007

Desktops Semânticos

----------------------------------------------------------------------------
Seminário do Grupo de Lógica, Inteligência Artificial
e Métodos Formais - LIAMF
Seminário Registrado na CPG do IME/USP
Página: http://www.ime.usp.br/~liamf/seminarios/index.html
-----------------------------------------------------------------------------

Título: Desktops semânticos

Palestrante: Rodrigo Rage Ferro

Data:  dia 12.11.07 às 14:00 hs

Local: Sala 252 - Bloco A - IME - USP


Resumo:
A quantidade crescente e a diversidade de dados armazenados em computadores fazem a organização e a localização da informação uma tarefa difícil. Usuários tentam por meio de uma estrutura de diretórios realizar a organização dos arquivos. Infelizmente, o sistema tradicional hierárquico de arquivos não está conseguindo mais atender de forma satisfatória este propósito. A tarefa de localizar então torna-se penosa, fazendo com que muitas vezes seja mais cômodo para o usuário usar ferramentas de busca na Web do que procurar o arquivo no seu próprio HD. Tentando integrar Web Semântica com aplicações de desktop, surge o chamado Semantic Desktop.

Entre os objetivos do desktop semântico está vincular o arquivo com a informação contextual obtida no momento em que ele é usado/salvo por meio de metadados em RDF. Assim, quando o usuário busca por um arquivo espera-se, que mais do que palavras-chave, uma semântica seja explorada de forma a restringir e tornar mais eficiente o processo de busca.

Nessa apresentação, será abordado sobre Semantic Desktop: objetivos, arquitetura típica e projetos existentes, além de como web semântica pode auxiliar nesse processo de busca mais eficiente.

Todos são bem-vindos!

Nenhum comentário: