segunda-feira, 28 de março de 2011

Seminário do LIAMF quinta, dia 31/3


----------------------------------------------------------------------------
Seminário do Grupo de Lógica, Inteligência Artificial
e Métodos Formais - LIAMF
Seminário Registrado na CPG do IME/USP
Página: http://www.ime.usp.br/~liamf/seminarios/index.html
-----------------------------------------------------------------------------

Título: Casos de uso de ontologia e inferência em dados clínicos
Palestrante: Diogo Patrão

Data:  31/3/2011
Horário: 14hs
Local: 138 bloco B

Resumo:

 Alguns dos grandes problemas enfrentados por cientistas, médicos e administradores hospitalares atualmente são relacionados à obtenção de informações clínicas sobre uma população de pacientes. Em épocas anteriores à informatização, as informações eram registradas à mão e consultadas individualmente pelos profissionais. Com a adoção de sistemas de informação, esperava-se que a realização de buscas por pacientes que atendessem a certo perfil clínico fosse simplificada, mas ao contrário de outras áreas (como o comércio e a indústria), percebeu-se que a informação clínica é muito complexa e portanto as técnicas triviais de busca não obtinham os resultados esperados.

Em Inteligência Artificial, existem ferramentas mais sofisticadas para a abordagem deste problema. Em particular, a subárea de Representação de Conhecimento estuda estruturas conhecidas como Ontologias, que são utilizadas para representar informações, fatos e regras sobre determinados domínios de conhecimento, e também criar (por meio de infer?ncia) novos conhecimentos de maneira automática.

A proposta deste trabalho é utilizar as técnicas de Inteligência Artificial para possibilitar a recuperação de casos atendidos no Hospital A.C. Camargo que atendam a determinado perfil clínico, independente do banco de dados em que esteja localizado, de forma confiável e acurada, lidando com as inconsistências entre os mesmos. Apresentarei três estudos de caso feitos com subconjuntos de dados clínicos obtidos para consultas com finalidades específicas deste hospital.



Todos são bem-vindos!

Renata Wassermann <renata AT ime.usp.br>